quarta-feira, 15 de março de 2017

A democratização da escola em cordel (José Carlos Libâneo)





A democratização da escola em cordel
(José Carlos Libâneo)

Pratica escolar é concretizar
Condições que asseguram o trabalho docente
Mas não é limitada pelo pedagógico
Constituída por classes sócias diferentes

Gerando condicionantes sociopolíticos
Diferentes concepções de homem e sociedade
Interferindo diretamente na escola
Não sendo diferente também na aprendizagem

Trabalhando de acordo
Com os pressupostos pedagógicos escolhidos
Apegam-se depois a uma tendência da moda
E nem sempre são bem sucedidos

Ainda existe uma pequena parcela
Preocupados com o trabalho consequente
Estes percebem o trabalho de sua pratica
Tornando-os profissionais polivalentes

Os comprometidos têm ideias e movimentos inovadores
Mas a realidade o obriga ser tradicional
Ai percebe a diferença entre um modelo e a sua crença
Ele se vê violentado pela pedagogia oficial

As tendências pedagógicas
São liberais ou progressistas
Elas não aparecem puras ou exclusivas
Os condicionantes sociopolíticos, é quem dita

A tendência Liberal se divide
Em tradicional renovada e progressivista
Renovada não diretiva
E a famosa tecnicista

Fundamentada no sistema capitalista
Que defende a predominância da liberdade carregada
Dos interesses individuais da sociedade
Principalmente da propriedade privada

Para ela a escola deve preparar os indivíduos
Para cumprirem seus papeis sociais
De acordo com suas aptidões individuais
Negativo não aborda a realidade das diferentes classes sociais
.
A pedagogia progressista traduz a ideia de que
A análise crítica das realidades sociais vai sustentar
As finalidades sociopolíticas da educação
E nesse rumo tudo vai se se adaptar


São três tendências: a libertadora
A libertária e a crítica social dos conteúdos
A prática escolar caminha entre essas pedagogias
Não é algo maravilhoso, também não é um absurdo!

Os atores de uma escola estarão abraçando
A mesma pedagogia ou pedagogias diferentes, ou não
A escola irá produzir para a sociedade o resultado de sua proposta
Os professores são frutos da tendência vigente em sua formação

Blog do moaci literatura de cordel

Nenhum comentário:

Postar um comentário