A democratização da
escola em cordel
(José Carlos Libâneo)
Pratica escolar é concretizar
Condições que asseguram o trabalho docente
Mas não é limitada pelo pedagógico
Constituída por classes sócias diferentes
Gerando condicionantes sociopolíticos
Diferentes concepções de homem e sociedade
Interferindo diretamente na escola
Não sendo diferente também na aprendizagem
Trabalhando de acordo
Com os pressupostos pedagógicos escolhidos
Apegam-se depois a uma tendência da moda
E nem sempre são bem sucedidos
Ainda existe uma pequena parcela
Preocupados com o trabalho consequente
Estes percebem o trabalho de sua pratica
Tornando-os profissionais polivalentes
Os comprometidos têm ideias e movimentos
inovadores
Mas a realidade o obriga ser tradicional
Ai percebe a diferença entre um modelo e a
sua crença
Ele se vê violentado pela pedagogia oficial
As tendências pedagógicas
São liberais ou progressistas
Elas não aparecem puras ou exclusivas
Os condicionantes sociopolíticos, é quem dita
A tendência Liberal se divide
Em tradicional renovada e progressivista
Renovada não diretiva
E a famosa tecnicista
Fundamentada no sistema capitalista
Que defende a predominância da liberdade
carregada
Dos interesses individuais da sociedade
Principalmente da propriedade privada
Para ela a escola deve
preparar os indivíduos
Para cumprirem seus papeis
sociais
De acordo com suas aptidões
individuais
Negativo não aborda a
realidade das diferentes classes sociais
.
A pedagogia progressista
traduz a ideia de que
A análise crítica das
realidades sociais vai sustentar
As finalidades
sociopolíticas da educação
E nesse rumo tudo vai se se adaptar
São três tendências: a
libertadora
A libertária e a crítica
social dos conteúdos
A prática escolar caminha
entre essas pedagogias
Não é algo maravilhoso,
também não é um absurdo!
Os atores de uma escola estarão
abraçando
A mesma pedagogia ou
pedagogias diferentes, ou não
A escola irá produzir para a
sociedade o resultado de sua proposta
Os professores são frutos da
tendência vigente em sua formação
Blog do moaci literatura de
cordel
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